REDE DE AGROECOLOGIA DA UFF

Um pouco da nossa história…

Em maio de 2018, no IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), em Belo Horizonte, estudantes e professores(as) da UFF de diferentes campus começaram a conversar para estreitar relações e construir espaços para troca de experiências. A criação da Rede de Agroecologia da UFF se concretizou em 2019 com a construção coletiva do I Encontro de Agroecologia da UFF, em agosto de 2019 no campus de Angra dos Reis. O Encontro além de estimular a integração das experiências em agroecologia realizadas nos diversos campus da UFF, buscou também ampliar as formas de articulação da UFF com organizações da sociedade civil e com os movimentos agroecológicos em nível territorial, estadual e nacional. A Rede vem fortalecendo as vias institucionais para dentro da Universidade e consolidando uma abordagem coletiva e interdisciplinar para a construção de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia na UFF. Além de ser um espaço político para a construção de um programa permanente de apoio à agroecologia no âmbito da UFF.A presença desses vários projetos e iniciativas de agroecologia na universidade mostram um campo do conhecimento em processo de expansão dentro da academia, a partir do encontro entre as práticas científicas, conhecimentos populares e as experiências localizadas de promoção da agroecologia. Em um processo de construção coletiva que parte da UFF, mas que só ganha sentido transbordando seus limites para o conjunto da sociedade.

Grupos que compõem a Rede:

GEPASE – Niterói

Redes Agroecológicas em Macaé

Laboratório de Permacultura – Niterói

Laboratório Sociedade e Medicina Veterinária (SOCIOVET) – Niterói

Mutirão de Agricultura Ecológica (MÃE) – Niterói

NEA Aipim – Angra dos Reis

NEA Chaya – Rio das Ostras

Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) – Campos dos Goytacazes

Núcleo de ensino, pesquisa e extensão em Território, Ambiente e Agroecologia – NUTAGRO – Santo Antônio de Pádua

redeuff.agroecologia@gmail.com